http://emergenciasquimicas.cetesb.sp.gov.br

Manual de Produtos Químicos

Apesar das fichas do Manual de Produtos Químicos fornecerem informações sobre diversos aspectos de vários produtos químicos, quanto à segurança, saúde, proteção e meio ambiente, as mesmas não podem ser consideradas FISPQ – Fichas de Informações de Segurança de Produtos Químicos, uma vez que não foram elaboradas em conformidade com a Norma Técnica NBR-14.725 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, de julho de 2001.

O manual surgiu da necessidade dos técnicos do Setor de Operações de Emergência em acessar rapidamente um única fonte bibliográfica, onde as principais informações sobre substâncias químicas necessárias ao atendimento emergencial estivessem disponíveis.

Este manual foi inicialmente desenvolvido na década de 80, tendo sido revisado em 1995 e 2003 pelos Setores de Operações de Emergência e de Análise de Riscos, com o apoio técnico de diversas áreas da Companhia.

O manual compõe-se de um Guia Técnico e 879 Fichas de Informação de Produto Químico.

Para a correta interpretação e utilização das informações disponíveis nas fichas, recomenda-se a leitura do Guia Técnico onde são apresentadas as definições de cada campo da ficha.

Para cada produto há uma ficha de informação bastante detalhada, com as seguintes informações:

  • identificação do produto;
  • medidas de segurança;
  • riscos ao fogo;
  • propriedades fisico-químicas;
  • informações ecotoxicológicas;
  • dados gerais.

Além das informações usuais de uma ficha de segurança de produto químico, estão também disponíveis: informações ecotoxicológicas, métodos de coleta, neutralização e disposição final, potencial de concentração na cadeia alimentar, demanda bioquímica de oxigênio, entre outras.

Em caso de dúvidas ou sugestões, encaminhe seus comentários ao correio eletrônico ceeq_cetesb@sp.gov.br